Autárquicas 2021: Certificado digital ou teste negativo para votar?
Written by Joana Timóteo on 20 de Agosto, 2021
Não é legal pedir que os eleitores apresentem certificado digital ou teste negativo à Covid-19 para votarem, avançou fonte oficial do Ministério da Administração Interna ao ECO.
Não é legal pedir que os eleitores apresentem certificado digital ou teste negativo à covid-19 para votarem.
Também as pessoas que vão assegurar o funcionamento das assembleias de voto não são obrigadas a fazerem teste à covid-19 ou a apresentarem certificado de vacinação.
Segundo o Jornal Público, o secretário de Estado da Administração Interna revelou que serão distribuídas 63 toneladas de álcool gel e máscaras de proteção para garantir a segurança da 96 mil pessoas que estarão envolvidas nas autárquicas deste ano.
Antero Luís adiantou que destas 96 mil pessoas, cerca de 79 mil estarão destacados para as 15.898 secções de voto espalhadas pelo país.
Segundo o ECO, as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) também não obrigam os membros de mesa a apresentar ou realizar testes à Covid-19.
Depois das eleições nos Açores e a presidenciais em janeiro, as eleições autárquicas serão o terceiro ato eleitoral a decorrer durante a pandemia.
Antero Luís revelou que para as autárquicas deste ano haverá mais 3.625 secções de voto e mais 18.125 membros de mesa do que nas presidenciais. Isto porque houve uma redução do número de eleitores de secção de voto de mil para 750 na lei eleitoral.
As eleições autárquicas 2021 estão marcadas para 26 de setembro.
CANDIDATOS TORRES VEDRAS
Na corrida à câmara de Torres Vedras, estão Pedro Borges de Lemos, pelo partido Chega, Sérgio Galvão, pelo movimento Unidos por Torres Vedras, a atual presidente da câmara, Laura Rodrigues (PS), o professor Jorge Humberto Nogueira, pelo Bloco de Esquerda, Paulo Bento pelo Aliança, Duarte Pacheco pela coligação PSD / CDS-PP / PPM e o ex-vereador Sérgio Cipriano pelo CDU.
Nas anteriores eleições autárquicas, o PS venceu em Torres Vedras, com maioria absoluta, elegendo seis elementos para o executivo, enquanto o PSD elegeu três.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Site ECO.
Pingback: