Pela primeira vez, mulheres afegãs saíram à rua em protesto contra talibãs
Written by Catarina Roque on 18 de Agosto, 2021
Esta é a primeira manifestação das mulheres, em Cabul, contra os talibãs.
O caos instalou-se no Afeganistão depois de, no domingo, dia 15, os talibãs tomarem posse da capital do país, Cabul.
Com os talibãs no poder, o país acabou por retroceder 20 anos e, consequentemente, perder a sua liberdade.
As mulheres, que ao longo das últimas duas décadas, tinham recuperado os seus direitos, viram tudo isso desmoronar.
Esta terça-feira, dia 17, de acordo com o Planeta ELLA, “uma articulação transnacional que parte de América Latina e do seu ADN de Culturas + Comunicação + Arte + Cultura de rede para pensar, fortalecer e coletivizar os feminismos”, as mulheres realizaram a sua primeira manifestação contra os talibãs.
Com os talibãs no comando do país, as mulheres veem as suas vidas completamente condicionadas, sem terem permissão para fazerem várias coisas, como ir à escola ou saírem de casa sem estarem na companhia de um homem.
Uma das maiores preocupações por parte das mulheres são os casamentos forçados de crianças, jovens e viúvas com os talibãs.
Esta terça-feira, o grupo anunciou uma anistia geral em todo o país que obriga as mulheres a fazerem parte do seu governo, tentando, dessa forma, mostrar e convencer a população de que gouve mudanças.
Com medo, e em oposição à tomada de posse dos talibãs, as mulheres saíram à rua esta terça-feira, dia 17, em protesto.
“Somos mulheres, queremos nossos direitos: segurança, educação e participação política” e “Queremos trabalhar! Nenhuma força vai sufocar as mulheres”, foram algumas das frases ditas pelas manifestantes.
A jornalista afegã Shakeela Ebrahimkhil, que é uma antiga integrante do TOLOnews, o único canal de transmissão de notícias do país com cobertura 24h, partilhou um vídeo da manifestação no Twitter como forma de apoio a todas as mulheres.
Vê aqui algumas imagens da manifestação:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: