Oficial talibã é entrevistado por uma mulher em televisão
Written by Daniela Rebelo on 17 de Agosto, 2021
Estação de televisão afegã mantém as mulheres à frente das câmaras.
Enquanto as mulheres afegãs permaneciam em casa na cidade de Cabul, temendo pela sua vida, a estação televisiva TOLO News decide manter as suas repórteres à frente das câmaras.
Durante o dia hoje, um membro dos talibã foi entrevistado por uma mulher pela primeira vez, algo que seria impossível acontecer durante a última tomada de posse islâmica.

Importante notar que a lei islâmica Sharia defende que o poder das mulheres é muito limitado na esfera social e no agregado familiar. Teme-se que futuro das mulheres no Afeganistão volte ao que era à mais de 20 anos.
Sentado a vários metros da jornalista Beheshta Arghand, o membro dos talibã, Abdul Haq Hammad, é questionado sobre a situação de Cabul e as buscas domiciliares dos Talibã.
“O mundo inteiro agora reconhece que os Talibãs são os verdadeiros governantes do país” responde. No fim acrescenta: “Ainda estou surpreso que as pessoas tenham medo dos Talibãs“.
Matthieu Aikins, um jornalista americano que tem noticiado a situação no Afeganistão, descreveu a entrevista como “notável, histórica, encorajadora“.

Este acontecimento tornou o trabalho das mulheres no TOLO News ainda mais notável, incluindo uma repórter na rua.
A jornalista Hasiba Atakpal reportou a situação a partir das ruas de Cabul.
A estação não só defende as mulheres e a sua posição nos media, como mostra novelas e diversos programas que vão contra os ideais conservadores dos talibãs.
Apesar das várias proibições impostas às mulheres, a força islâmica afirmou que “não querem que as mulheres sejam vítimas” e encoraja as mulheres a participarem no governo.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografias: Tolo News
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: