Current track

Title

Artist


Biden diz que americanos “não podem combater e morrer numa guerra” que os afegãos não querem lutar

Written by on 17 de Agosto, 2021

O Presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que não vai voltar atrás na decisão de retirar as suas tropas do Afeganistão.

Esta segunda-feira, dia 16, Joe Biden retirou as tropas norte-americanas do Afeganistão, permitindo o avanço e domínio por parte dos talibãs.

Para Joe Biden, “as tropas norte-americanas não devem e não podem combater e morrer numa guerra que as forças afegãs recusaram lutar por si próprias”, sublinhando que os “líderes políticos afegãos desistiram e abandonaram o país”.

Segundo Biden, os EUA estão a acompanhar a situação de perto e já tem planos de contingência para o “rápido colapso do governo afegão”.

Frisando que o a missão é prevenir ataques terroristas em solo norte-americano, Biden sublinha que “se necessário os Estados Unidos podem iniciar missões de contraterrorismo no Afeganistão“.

“Reitero totalmente a minha decisão de retirar as tropas norte americanas do Afeganistão”, disse Joe Biden, acrescentando que “após 20 anos, aprendi relutantemente que nunca há uma boa altura para retirar as forças dos EUA”

Com a chegada dos talibãs a Cabul, no domingo, dia 15, Ashraf Ghani, presidente do Afeganistão, abandonou o país, colocando-se em fuga.

Um porta-voz do movimento islâmico radical, que governou o país entre 1996 e 2001, disse à BBC (britânica) que os talibãs pretendem assumir o poder no Afeganistão “nos próximos dias”, através de uma “transição pacífica”.

Note-se que o grupo foi derrubado, há 20 anos, por uma coligação liderada pelos Estados Unidos, pela sua recusa em entregar Osama bin Laden, líder da Al-Qaida, depois do 11 de setembro de 2001.

Joe Biden deixou ainda um aviso aos talibãs para não interferirem no processo de evacuação organizado pelos EUA no Afeganistão, ameaçando com uma “força devastadora, se necessário”.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: TVI24


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *