Vacinas Pfizer e Moderna poderão causar novos efeitos secundários
Written by Catarina Roque on 12 de Agosto, 2021
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a analisar os possíveis três efeitos secundários.
O Comité de Segurança da Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a analisar e investigar três possíveis novos efeitos secundários causados pelas vacinas Pfizer e Moderna contra a Covid-19.
De acordo com um documento redigido pela agência, no que diz respeito à atualização sobre a segurança das vacinas, os sintomas apontados são eritema multiforme, glomerulonefrite e síndrome nefrótica.
De acordo com a mesma nota, o eritema multiforme é uma reação de hipersensibilidade alérgica com lesões cutâneas. Relativamente à glomerulonefrite, esta é uma inflamação situada nos pequenos filtros dos rins. Já a síndrome nefrótica significa um distúrbio renal que poderá levar à perda de muita proteína nos rins através da urina.
No caso de glomerulonefrite e síndrome nefrótica, que afeta essencialmente os rins, os doentes administrados com uma destas vacinas poderão ter sintomas como urina com sangue ou espuma, edema, ou seja, pálpebras, adbómen e pés inchados, e fadiga.
Ainda assim, uma vez que se trata de um “pequeno número de casos” reportados com estes efeitos secundários após a inoculação da vacina, o regulador solicitou mais informações.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografia: DADO RUVIC / REUTERS
Pingback:
Miralda Teixeira On 1 de Setembro, 2021 at 20:12
Fui inoculada com a 1a dose vacina Pfizer, a exatamente uma semana. Quando algo que nunca havia-me ocorrido anteriormente foi; Senti o meu dedo indicardor da mao direita, comecar a enrijecer e criar uma pressao interna, como se ficando inxado e dorido, logo de seguida houve um rompimento sanguineo interno. Tudo isto em questao de menos de 30 minutos. Hoje, um dia apos o ocorrido, recuperei o movimento normal mas, tenho o dedo enegrecido.
Pingback: