Coordenador da Task Force diz que “vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses”
Written by Catarina Roque on 23 de Julho, 2021
Vão chegar a Portugal menos 400 mil vacinas da Janssen em agosto do que aquilo que estava previsto.
O coordenador da Task Force, Henrique Gouveia e Melo, esteve presente no Parlamento, esta manhã, onde começou por dizer que “a percentagem de vacinação do território nacional já está muito equilibrada”, com “dois pontos percentuais de diferença entre as regiões” de Portugal.
No que diz respeito às regiões autónomas, estas “também estão a fazer os seus próprios processos e nós temos dado vacinas de forma proporcional” a Madeira e Açores.
Uma vez que estão a ser inoculadas “muitas segundas doses”, Gouveia e Melo destacou que “vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses”, uma vez que estão a ser inoculadas “muitas segundas doses”.
Segundo o vice-almirante, esta tendência vai “inverter”. “Vamos ter mais semanas com mais primeiras doses e menos segundas doses, porque, entretanto, como estamos a vacinar poucas primeiras doses agora, daqui a um período vamos ter poucas segundas doses para pagar”, detalhou.
No decorrer da mesma audição, o responsável revelou ainda esta quinta-feira, recebeu a “má notícia” de que, no próximo mês, “quando estavam previstas chegar 600 mil vacinas da Janssen, devem chegar cerca de 200 mil”.
Tendo em conta o sucedido, o Ministério da Saúde está “a tentar compensar estas quebras” com a compra de vacinas a outros países ou “antecipar vacinas do quarto trimestre para o terceiro trimestre”.
Entre 8 e 15 de agosto o responsável espera ter 70% da população vacinada com uma dose e entre 5 e 12 de setembro a vacinação completa.
Os mais recentes dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que 6 581 332 (64%) dos residentes em Portugal já receberam pelo menos uma dose da vacina, sendo que 4 860 822 (47%) já têm a vacinação completa.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Notícias ao Minuto
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: