Armando Vara condenado a dois anos de prisão efetiva
Written by Catarina Roque on 13 de Julho, 2021
O antigo ministro, que já se encontra a cumprir cinco anos no âmbito da Face Oculta, foi condenado a dois anos de prisão efetiva por branqueamento.
Esta terça-feira, dia 13, Armando Vara foi condenado a dois anos de prisão efetiva.
De acordo com a TVI24, o antigo ministro da Juventude e Desporto e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos está acusado de branqueamentos de capitais, do qual foi pronunciado em processo separado da Operação Marquês.
Recorde-se que, nas alegações finais, o Ministério Público (MP) pediu que Vara fosse condenado a uma pena efetiva de prisão não inferior a dois anos. O advogado do arguido considerou a medida exagerada tendo em conta por argumentos apresentados no julgamento.
Para o MP, foi feita prova objetiva e subjetiva dos factos, tendo sido destacado a importância do testemunho de Michel Canals, gestor de fortunas, e pelo inspetor Paulo Silva sobre o as contas na Suíça e ‘offshores’ de que Armando Vara era o verdadeiro beneficiário.
Foi ainda detalhado pelo MP que foram transferidos cerca de dois milhões de euros para uma conta na Suíça em nome da sociedade ‘offshore’ Vama, que arguido era o beneficiário. O MP lembrou ainda que, em 2009, quando inquirido pelo juiz de instrução criminal, Aramando Vara “assumiu a titularidade de todas as contas”, admitindo ter cometido fraude fiscal perante a autoridade tributária.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Agência Lusa/ Notícias ao Minuto
Pingback:
Pingback: