Graça Freitas acredita que é possível aliviar medidas e viver com o vírus
Written by Francisco Malhado on 11 de Julho, 2021
A diretora-geral da Saúde avança que esta é uma possibilidade a partir de setembro.
A diretora-geral da Saúde admitiu que num futuro próximo poderá haver um aligeirar das medidas impostas no combate à pandemia de covid-19.
Graça Freitas estima que em setembro 70% da população portuguesa deverá estar vacinada, o que significa que o país terá que aprender a viver com a Covid-19.
A especialista em saúde pública afirma que Portugal está com um “excelente ritmo de vacinação” e avança com a previsão de que “no início de setembro, cerca de 80% da população elegível recebeu uma dose, e 70% duas doses”.
Segundo a mesma, “se isso acontecer, e apesar de termos a variante delta em circulação, dá-nos já um nível de imunidade bastante bom. Não havendo risco zero, e dependendo, mais uma vez, da situação epidemiológica nessa altura, creio que a tendência será para assumir a nossa vida com alívio das medidas”.
Ainda assim, alerta: “De vez em quando, teremos de fechar a torneira, porque o vírus está com maior capacidade de expandir”.
Graça Freitas aproveita a oportunidade para sublinhar que, apesar da vacinação ser (até ao momento) a forma mais eficaz de controlar o vírus, o mesmo “não é um candidato a ser erradicado”.
Pingback: