Constança Braddell internada em “estado muito grave”
Written by Joana Timóteo on 3 de Julho, 2021
Constança Braddell tem 24 anos e sofre de fibrose quística, uma doença crónica e hereditária. Em março deste ano, através das redes sociais, uniu o país para que fosse aprovado em Portugal a utilização de um novo medicamento capaz de melhorar a sua qualidade de vida.
O jovem está agora internada em “estado muito grave”. “Há uma semana e meia a Constança deu entrada no hospital (cuidados intensivos), onde permanece, em estado muito grave, tem sofrido uma sucessão de complicações do ponto de vista clínico e apresenta um prognostico muito incerto e extremamente reservado”, pode ler-se na publicação de Instagram feita pela família.
Segundo a família, o que está a acontecer é algo “inesperado” e que nunca tinha ocorrido no seu panorama clínico.
“Não conseguimos adiantar mais informação pois a equipa médica altamente competente e dedicada está diariamente a averiguar quais as melhores opções, pois também para eles, esta situação carece ainda de respostas absolutas e fidedignas”, continuam os familiares de Constança.
Na publicação é ainda dito que a “situação é de extrema gravidade” mas que os “médicos estão a fazer de tudo para salvar a vida” de Constança.
Recorde-se que em março deste ano, através das redes sociais, Constança Braddell uniu o país para que fosse aprovado em Portugal a utilização de um novo medicamento capaz de melhorar a sua qualidade de vida.
Na altura, a jovem disse que poderia morrer se não tiver acesso ao Kaftrio, “já disponível em vários países”.
Poucos dias após o apelo de Constança e das milhares de pessoas que partilharam a sua mensagem, o Infarmed aprovou quatro pedidos de autorização especial para que doentes com fibrose quística tivessem acesso ao medicamento Kaftrio/Trikafta. Entre eles, estava o pedido de Constança.
Pingback:
Pingback: