Grilos, larvas e gafanhotos! Já é legal comer insetos em Portugal!
Written by Joana Timóteo on 29 de Junho, 2021
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) permitiu a comercialização de sete espécies de insetos em Portugal.
Ao abrigo do “Regulamento Europeu para Novos Alimentos”, a DGAV autorizou que dois tipos de grilos, dois tipos de larvas, dois géneros de gafanhotos e um besouro sejam colocados no mercado de forma transitória.
No entanto, há regras que têm de ser cumpridas para que os insetos possam ser comercializados em Portugal neste período de transição: “terem sido legalmente colocados no mercado num país da União antes de 01 de janeiro de 2018” e, “ter sido pedida a autorização como novo alimento ou alimento tradicional de país terceiro antes de 01 de janeiro de 2019”.
Por outro lado “a importação de países terceiros só é permitida desde que constem da lista da UE dos novos alimentos autorizados”, são eles o Canadá, a Suíça, a Coreia do Sul, a Tailândia e o Vietname.
Os insetos podem ser comercializados inteiros, mas têm que estar mortos ou então moídos como se fossem farinha.
Apesar destas setes espécies de insetos não representarem “um risco de segurança para a saúde humana”, é preciso ter em atenção que algumas “espécies de insetos podem causar alergias ou alergias cruzadas, especialmente para quem sofre de alergia a marisco”, frisa a DGAV em comunicado.
Neste sentido, é importante que nos rótulos das embalagens os consumidores sejam informados de que um alimento contém insetos.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: TSF
Pingback: