Current track

Title

Artist


Ana Umbelino é Candidata do PS a Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras

Written by on 23 de Junho, 2021

Ana Umbelino é candidata do Partido Socialista a Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, na lista encabeçada por Laura Rodrigues, Torres Vedras.

Ana Umbelino estudou em Torres Vedras até ao 12º ano. Recebeu, durante 5 anos consecutivos, um prémio pecuniário, de mérito escolar, atribuído pela Fundação Belmiro de Azevedo.

Atleta federada, praticou natação na Física, na classe de competição. Licenciou-se em Psicologia na Universidade “clássica” de Lisboa. Ainda enquanto estudante, foi uma das tradutoras do livro “Anorexia e Bulimia: Transtornos Alimentares” de Rosa Maria Raich e autora de um artigo publicado na revista internacional de referência, o Journal of Family Psychoterapy.

Terminada a licenciatura, ingressou na Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste, onde trabalhou em projetos no domínio da Educação e Formação de Adultos.

Em paralelo, lecionou no ISLA, em Leiria, na pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde e, em regime de voluntariado, foi professora de Psicologia na Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras.

Durante este período, participou, na qualidade de oradora e formadora, em congressos, colóquios, seminários e workshops, a convite da ANEFA, do Centro Nacional de Formadores do IEFP, da Direção Geral da Formação Vocacional e foi uma das autoras do Guia de Operacionalização de Competências-Chave – Nível Secundário, editado pelo Ministério da Educação.

O interesse pela Formação de Adultos fê-la concluir o mestrado em Ciências da Educação. Frequentou ainda o doutoramento em História da Educação, o qual se viu, mais tarde, forçada a interromper.

É então convidada a assumir funções na Câmara Municipal de Torres Vedras como adjunta do Presidente e, posteriormente, é eleita vereadora.

“Ao longo deste intenso, diversificado e estimulante percurso, tem beneficiado da confiança dos seus pares”.

Foi, com efeito, Presidente da CPCJ de Torres Vedras e representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG).

Presentemente, integra o Conselho Consultivo da Cátedra Unesco em “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade”, atribuída ao IPL, e é a representante das autarquias locais na Comissão Interministerial para a implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura.

É membro do GECES, o comité de peritos da Comissão Europeia em economia e empresas sociais e, nesse âmbito, relatora do subgrupo “Clusters para a Inovação Social e Ecológica”.

Tem sido oradora em diversas iniciativas promovidas por instituições internacionais, nomeadamente: Comissão Europeia, Conselho da Europa, OCDE ou CEPS (Centro Europeu de Estudos Políticos).

Interessa-se por História de Arte, tendo concluído vários cursos ministrados pela Sociedade Nacional de Belas Artes e frequenta, atualmente, a licenciatura em História.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *