Índia bate recordes em relação à vacinação da Covid-19
Written by carmen ferreira on 22 de Junho, 2021
Esta segunda-feira a Índia mostrou estar a cumprir uma campanha de vacinação rigorosa, apresentando resultados impressionantes.
Em apenas um dia, a Índia vacinou mais de 8 milhões de pessoas, batendo um novo recorde no concerne à vacinação contra a Covid-19 – o número representa o dobro dos valores administrados num dia até à data.
Sendo um dos países com maior número de população, e também um dos mais afetados pela pandemia, vacinar torna-se na maior ‘arma’ para salvar o máximo de pessoas possível e impedir a disseminação da doença, bem como o surgimento de novas variantes.
Segundo o que avança a agência Lusa, o país que tem mais de 1,35 mil milhões de habitantes, já administrou mais de 283 milhões de doses em apenas cinco meses desde o início da campanha de vacinação que arrancou a 16 de janeiro.
Das 283 milhões de doses recebidas, 233 milhões de pessoas receberam ainda apenas uma dose, enquanto que as outras 50,5 milhões já se encontram completamente imunizadas contra a doença.
Numa mensagem publicada na rede social Twitter, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi afirma: “Os números recorde de vacinação são encorajadores. A vacina continua a ser a nossa arma mais poderosa para combater a Covid-19 (…) muito bem Índia”.
O país tem vacinado uma média diária de 3 milhões de pessoas, ultrapassando agora o recorde batido em abril deste ano, de 4,2 milhões de doses num dia.
Este novo recorde coincide com a nova medida governamental, que inclui as pessoas entre os 18 e os 45 anos no acesso gratuito à vacina contra a Covid-19, uma vez anteriormente apenas pessoas com mais de 45 anos podiam-na receber gratuitamente.
A corrida contra o tempo, de forma a vacinar o maior número de pessoas possível, vai de acordo com a opinião do Governo e dos especialistas, de que para ultrapassar a atual crise pandémica provocada pelo vírus SARS-Cov-2 é necessário a imunização completa da população.
Apesar de ter enfrentado uma segunda fase de novos contágios, com o seu pico em maio passado com registos diários de mais de 400 mil casos e mais de 4.000 mortes, a Índia tem apresentado nos últimos dias uma tendência na redução dos casos de infeção.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: NiT
Pingback:
Pingback: