Current track

Title

Artist


Campeonato da Escola de Dança de Torres Vedras realizou-se este ano online

Written by on 18 de Junho, 2021

Escola de Dança de Torres Vedras organiza campeonato online

De forma a promover os projetos e iniciativas, naturais do panorama cultural da comunidade de Torres Vedras, desde o inicio da pandemia que a Tuna Comercial Torreense procurou reinventar-se.

No passado dia 5 de Junho, a instituição recebeu o campeonato da Escola de Dança de Torres Vedras (EDTV), no entanto, adaptado para formato online.

Devido às circunstâncias pandémicas, as cadeiras e as bancadas foram substituídas por equipamentos de filmagem, que permitiram a transmissão digital e em direto do evento, para que todos os familiares tivessem a oportunidade de assistir à prestação dos dançarinos. Assim, o evento conseguiu assegurar a segurança de todos os participantes e elementos da organização.

 Foram também realizadas medidas como a medição da temperatira corporal e a utilização de máscara, sendo requesitos obrigatórios para entrar nas mediações da associação.

 O concurso de danças de salão, teve como principais figuras os escalões mais jovens – com alunos dos 4 aos 14 anos.

“É nos momentos de dificuldade que se prova a fibra de cada um e é com muito orgulho que vejo a nossa Escola a saber ultrapassar os obstáculos impostos pela pandemia quando o mais fácil seria, provavelmente, baixar os braços. Há 40 anos que não o fazemos e não é agora que tencionamos abrir esse precedente”, afirma Lucilina Sobreiro, professora da EDTV.

A Diretora da Escola de Dança, sublinhou ainda que durante os meses que se anteciparam ao desconfinamento, as aulas tiveram lugar online, remodelando inteiramente o conceito regular das mesmas, isto é, utilizando projeções, vídeos, materiais digitais e um acompanhamento em direto de acordo com o horário das aulas presenciais.

Francisco Malhado, professor e diretor artístico da EDTV, revela que “este campeonato não pretende incentivar a competitividade entre os alunos da Escola, mas sim dar palco a todo o seu talento, esforço e dedicação num ano em que a agenda de espetáculos ficou limitada pelas circunstâncias atuais”.

O professor acrescenta ainda: “a confiança que nos foi depositada pelos pais ao longo de todo este ano e a entrega por parte de todos os alunos fazem com que não tenhamos qualquer dúvida: a FAMÍLIA TUNA merece que recuperemos o entusiasmo de subir a palco, a vontade de mostrar a evolução de cada artista e a admiração de quem assiste e aplaude”.

   Francisco Malhado termina ainda, revelando que “a resiliência, a garra e a certeza que o segredo está na disciplina, no rigor e na aposta incessante na vanguarda da técnica da dança, mas igualmente na amizade e companheirismo entre todos, garantem que esta continue a ser a casa de dezenas e dezenas de famílias, com alunos entre os 4 e os 80 anos”.  

O concurso contou com jurados bem conhecidos da Escola de Dança, uma vez que já fazem parte da ‘casa’: o professor Ricardo Soares, os antigos alunos Inês Ferreira, Diogo Faustino, Marina Marques, Bruno Silveira e três alunas em formação de júri Margarida Runa, Ana Rita Ferreira, Rita Santos.

Segundo a organização, esta iniciativa foi possível devido à participação de vários membros, tais como: Micael Dias e Cristiana Silva que foram responsáveis pela realização digital, a cobertura fotográfica pela lente de Inês Franco e a colaboração logística da ON FM.

Em breve a Escola de Dança de Torres Vedras iniciará as comemorações dos seus 40 anos, pelo que apela aos torrienses que fiquem atentos.

“As novidades estão a caminho”.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *