Embalagens de take-away vão ser cobradas a partir de 2024
Written by Catarina Roque on 16 de Junho, 2021
Os restaurantes terão de ter opções reutilizáveis para take-away.
No final de 2020 o PAN propôs que as caixas de take-away fossem cobradas por parte dos restaurantes, medida que foi aprovada no Parlamento, tendo ficado estabelecido um preço fixo de 30 cêntimos.
Alguns meses depois, o tema voltou a ser abordado pelo Governo, esta terça-feira, dia 15, e desta vez sobre alternativas reutilizáveis.
Com as novas medidas, a partir de 2024 os restaurantes vão passar a ter caixas de take-away mais ecológicas. As embalagens serão pagas pelos clientes, mas estes poderão rever o seu dinheiro caso devolvam as caixas.
O Ministério do Ambiente explicou ao Jornal de Notícias que “a cobrança, no ato da compra, de um valor de depósito, só poderá ser reembolsado no ato da devolução da embalagem”.
Para já, o valor da tara ainda não é conhecido, mas pretende-se que esta medida entre em vigor a partir de janeiro de 2024.
Estas mudanças acontecem no âmbito de uma diretriz europeia que tem como objetivo a redução do plástico em vários produtos.
Esta medida não se aplicará apenas a embalagens de comida, mas também às da bebida.
Recorde-se que a partir de dia 1 de julho entra em vigor a medida que determinada a proibição de recipientes de plástico de utilização única.
Nas roulottes, a medida só entrará em vigor a 1 de setembro.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: NiT / Fotografia: Remko de Waal / EPA