Current track

Title

Artist


Covid-19: Estirpe indiana ameaça verão em Portugal

Written by on 13 de Junho, 2021

Novo surto pode provocar uma quarta vaga bem antes do que era previsto.

Portugal já está na lista de países que têm presente a variante Delta do novo coronavírus.

Esta nova mutação, com origem na Índia está a espalhar-se por diferentes regiões do mundo e a península ibérica não é excepção.

Segundo o relatório das linhas vermelhas emitido pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), em Portugal há já transmissão do vírus na comunidade.

Desta forma, Manuel Carmo Gomes afirma que “é possível que Portugal possa ter um surto grande provocado por esta variante, no início do verão”.

O epidemiologista avançou ao CM que “esta estirpe representa um risco de contágio 40% mais elevado do que a variante britânica”.

O mesmo especialista avança ainda que “é entre a população mais jovem que o vírus está a disseminar-se. Portugal conta com 5,8 milhões de pessoas com menos de 50 anos e destas cerca de 20% foram vacinadas ou infetadas, o que deixa as restantes 80%, cerca de quatro milhões, completamente expostas à doença”.

Ainda assim e com o aumento diário do número de novos casos de infecção, Marcelo Rebelo de Sousa recusa retroceder no desconfinamento.

O Presidente da República garantiu que “a média de mortos é baixíssima, a média de doentes em Cuidados Intensivos é muito baixa e a média de internamentos é também perfeitamente aceitável”.

O Chefe de Estado afirma que “tem havido variantes várias, vão aparecendo e desaparecendo”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *