Teletrabalho: Os concelhos onde se mantém obrigatório
Written by Francisco Malhado on 9 de Junho, 2021
Fica a saber se tens de continuar a trabalhar em casa.
A partir de 14 de junho, Portugal iniciará o mais recente plano de desconfinamento.
Entre várias medidas, destaca-se o teletrabalho obrigatório, uma vez que esta será uma limitação em apenas quatro concelhos do país.
Segundo Mariana Vieira da Silva, há que fazer o alerta aos imunodeprimidos, pois estes continuam a ser obrigados a trabalhar a partir de casa.
Em relação às normas deste regime, a ministra da Presidência esclarece que cada cidadão é uma realidade relacionada com a localização do local de trabalho e não com o concelho de residência:
“Relativamente ao teletrabalho, ele tem por referência o local da empresa. É a empresa que por estar num concelho onde incidência ainda é elevada deve manter os seus trabalhadores em teletrabalho”
Apesar da maior parte dos concelhos já não estarem sujeitos a essa restrição, a representante do Governo recomenda a fazê-lo, quando possível.
Desta forma, importa saber quais são os concelhos onde permanece a obrigatoriedade de teletrabalho. E eles são: Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra.
O Executivo e as autoridades de saúde sublinham ainda que é possível o retrocesso neste quebrar da medida se a taxa de incidência de casos de infeção aumentar. E de que forma?
Os concelhos que registem uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade) voltam a ter esta como uma medida imposta pelas circunstâncias causadas pela pandemia de covid-19.