“Este mês vamos ter, em média, 100 mil pessoas a serem vacinadas por dia”
Written by Catarina Roque on 2 de Junho, 2021
O vice-almirante Gouveia e Melo diz que “a previsão é que no início de agosto tenhamos 70% da população vacinada, e que no fim de agosto estejamos a vacinar pessoas de 20 anos”.
Gouveia e Melo, coordenador da task force da vacinação contra a Covid-19, fez um balanço sobre a vacinação no 23.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos.
O vice-almirante reforçou que “temos de manter o foco nas variáveis, [apesar] do um enorme ruído à nossa volta. Nós, os militares chamamos a isso o nevoeiro da guerra, mas se tivermos um foco conseguimos atingir os nossos objetivos”.
Essas variáveis, exemplificou, são “as vacinas que chegam ao pais” e os “comportamentos irracionais do ser humano”, bem como a capacidade para vacinar pessoas, o sistema de agendamento para “que coloque as pessoas de forma ordeira e sem atropelos a serem vacinadas”, uma vez que “este vírus também não gosta de ajuntamentos”.
Gouveia e Melo esclareceu ainda que estas variáveis fazem “parte de todo esse combate, desta guerra que tinha três focos”. O “primeiro foi salvar vidas, e já protegemos, neste momento, a faixa etária – dos 55 anos para cima – que contribuiu para mais de 98% das mortes e internamentos”; o segundo objetivo, “e este foi o foco inicial, e que se mantém embora de forma menos urgente, salvar a tropa que vai combater – o sistema nacional de saúde, todos os médicos, enfermeiros, farmacêuticos, todos os que necessitamos para estarem na linha da frente – bem haja a todos vós”; e, o terceiro “libertar a economia, a nossa população deste vírus”, considerado “o marco em que estamos neste momento”.
A task force tem agora como objetivo “vacinar o mais rapidamente possível toda a população”, sendo que “este mês vamos ter, em média, 100 mil pessoas a serem vacinadas por dia”, disse o coordenador da task force, acrescentando que “a previsão é que no início de agosto tenhamos 70% da população vacinada, e que no fim de agosto estejamos [já] a vacinar pessoas de 20 anos”.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografia: Miguel A. Lopes