Current track

Title

Artist


Estado norte-americano do Arizona quer executar presos com o mesmo gás usado pelos nazis

Written by on 1 de Junho, 2021

O departamento de correções já terá adquirido ingredientes para fazer gás cianeto de hidrogénio no valor de mais de dois mil dólares.

O estado norte-americano do Arizona pretende começar a executar reclusos com gás cianeto de hidrogénio, o mesmo gás utilizado pelos nazis nos campos de concentração.

De acordo com os documentos a que o The Guardian teve acesso, o Departamento Prisional do Arizona já terá adquirido mais de 2 mil dólares (1.600 euros) em ingredientes para fazer cianeto de hidrogénio, entre os quais estava um tijolo sólido de cianeto de potássio, hidróxido de sódio e ácido sulfúrico.

Segundo o jornal britânico, o gás é o mesmo que foi utilizado pela Alemanha nazi durante o Holocausto, que causou a morte de mais de 1,1 milhão de pessoas em câmaras de gás.

Também uma câmara de gás em Florence, Arizona, contruída em 1949 e que não era utilizada há mais de 20 anos, foi renovada com o intuito de assegurar que se mantém fechada hermeticamente.

De acordo com a mesma publicação, os esgotos também foram limpos de detritos e foi acesa uma granada de fumo para simular o gás.

Depois de um condenado ter sido declarado morto apenas depois de 2 horas e 15 injeções, em 2014, que o estado do Arizona não realiza execuções.

Contudo, no decorrer dos últimos meses, o estado controlado pelos republicanos tem agido agressivamente para reiniciar novamente esse sistema.

Os primeiros condenados entre os 115 no corredor da morte a serem executados desta forma, deverão ser Frank Atwood, de 65 anos, condenado por matar uma menina de oito anos, em 1984, e Clarence Dixon, de 65, pelo assassinato de uma estudante universitária, em 1978.

Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografia: Getty Images


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *