Current track

Title

Artist


Há 900 mil portugueses que não têm médico de família

Written by on 19 de Maio, 2021

Marta Temido diz que a “situação agravou-se” em abril.

Esta quarta-feira, dia 19, a ministra da Saúde disse numa audição regimental na Assembleia da República que a situação dos portugueses sem médicos de família “agravou-se” de março para abril.

Marta Temido reconheceu que o número de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem médico de família aumentou este ano e, atualmente, já atingiu 900 mil cidadãos.

“Relativamente ao problema da cobertura de médicos de família, de facto, em abril a cobertura de utentes inscritos com médico de família situava-se nos 91%, correspondendo a cerca de 900 mil utentes sem médico de família”, começou por dizer a governante aos deputados da Comissão de Saúde.

Temido explicou o agravamento da situação, sublinhando que este é um assunto em que o executivo tem de “trabalhar para inverter a tendência”.

“A situação agravou-se em abril porque se continuam a verificar – e eram previstas – aposentações. Só este ano aconteceram mais de 100 aposentações de especialistas de medicina geral e familiar, mas, por outro lado, temos também mais 59 mil inscritos nos cuidados de saúde primários só neste quadrimestre. Muitos utentes cuja inscrição estava inativa, porque não eram utilizadores e reativaram a sua inscrição com a procura de cuidados de saúde e de vacinação”, disse.

No que diz respeito aos cuidados de saúde primários, a ministra da Saúde destacou que até ao final de junho vão ser colocados “recém-especialistas em medicina geral e familiar que se apresentaram a exame em abril e que são indispensáveis para melhorar a cobertura” das equipas de saúde, nas quais assegurou que também vão estar em curso a contratação de enfermeiros.

Marta Temido aproveitou ainda para apresentar a recuperação com “números muito significativos” dos CSP em termos de consultas nos primeiros quatro meses deste ano. A ministra destacou o crescimento de 24% das consultas médicas, 51% das consultas de enfermagem e 26% de consultas de outros técnicos de saúde face ao mesmo período de 2020.

De acordo com a governante, também se notou uma “recuperação da atividade de rastreio”, com um “aumento da cobertura geográfica das unidades funcionais”.

PRÉMIOS ON FM

A ONFM celebra o seu segundo aniversário e a partir deste ano vai instituir os prémios ON. Temos vários nomeados agrupados em 12 categorias e quem vota és tu! A entrega dos prémios será dia 28 de maio! Os nomeados foram escolhidos pela equipa ON FM, respeitando o período compreendido entre maio de 2020 e maio de 2021. Vota AQUI.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook

Fonte: Agência Lusa / Fotografia: Bruno Gonçalves


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *