Escola em Braga dá aulas nos corredores devido a calor nas salas
Written by Catarina Roque on 3 de Maio, 2021
Esta segunda-feira, dia 3, os partidos de oposição na Câmara de Braga chamaram à atenção para a “falta de condições” da EB1 de Aveleda.
Liliana Pereira, vereadora do PS, revelou que as salas de aula são alvo de um “calor intenso”, situação que considera ser “grave e inaceitável”.
A vereadora do PS fez ainda referência à humidade no jardim-de-infância, presente “em todas as divisões”, e o “avançado estado de degradação” do parque infantil, no recinto dos estabelecimentos.
Bárbara Barros, vereadora da CDU, referiu que esta é uma situação de “perigo iminente para a saúde das crianças” que frequentam aquele estabelecimento.
No que diz respeito à EB1, a vereadora disse que “é preciso encontrar uma solução urgente”, uma vez que as janelas “permitem uma entrada de luz incrível”, mas não permitem arejamento necessário, pelo que acaba por expor os professores e alunos a “temperaturas demasiado altas”.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que os edifícios apresentam “questões estruturais muito difíceis de corrigir”, devido a “erros de conceção da obra, quase impossíveis de retificar sem uma nova construção”.
De acordo com a Agência Lusa, este adiantou que vai ser lançada uma empreitada para requalificação, sendo que o projeto já está a ser elaborado para que as obras decorram em período não letivo.
Relativamente ao parque infantil, ao que tudo indica, o município vai atribuir um apoio à Junta de Freguesia para que seja instalado um novo.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Agência Lusa