Current track

Title

Artist


Veterinários angariam mais de seis mil euros para ajudar pastor que perdeu 68 cabras

Written by on 16 de Abril, 2021

A Ordem dos Médicos dos Veterinários (OMV) conseguiu 6 224 euros para ajudar o pastor de Arcos de Valdevez que perdeu 68 cabras há uma semana, mortas por um relâmpago.

Esta sexta-feira, a OMV esclareceu, em comunicado, que conseguiu angariar 6 224,50 euros, “correspondentes a 220 donativos na conta solidária” criada para apoiar Dario Gonçalves, de 53 anos, que na sexta-feira passada perdeu 68 cabras.

De acordo com a OMV, “a morte destes animais significou uma perda económica direta de aproximadamente” 5 000 euros, “sem contar com as crias que estariam para nascer”.

No comunicado, a Ordem explica que “perante a impossibilidade de o pastor poder repor este efetivo e receber os apoios financeiros, a OMV optou por abrir uma conta solidária para a qual convidou a classe dos Médicos Veterinários a apoiar, contando também com o contributo da sociedade civil. O valor atingido será suficiente para a aquisição dos animais, pelo que a OMV já procedeu ontem [quinta-feira] ao encerramento da conta OMV Solidária”.

Esta quarta-feira, dia 14, o Ministério da Agricultura referiu “que, depois de avaliados todos os instrumentos disponíveis, o acontecimento de que resultou na morte de 68 cabras de raça Bravia no concelho de Arcos de Valdevez, está a ser tratado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) no âmbito dos regimes de ajuda aos produtores agrícolas e pecuários, como um caso de força maior”.

Desta forma, a OMV sublinha que “a redução do efetivo de caprinos do produtor em causa não resultará em qualquer tipo de penalização no pagamento das ajudas a que se candidatou, nomeadamente na atribuição do prémio para ovinos e caprinos, no apoio à manutenção de raças autóctones e no apoio à manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, citado no mesmo comunicado refere que esta iniciativa teve sucesso graças às muitas pessoas que contribuíram e “quiseram solidarizar-se com o pastor Dario Gonçalves de Lima que perdeu de forma trágica o seu sustento”.

Jorge Cid refere ainda que é muito importante preservar a figura do pastor, que cada vez mais está “em menor número em Portugal“.

O médico lembrou ainda que “são explorações como esta que contribuem para a manutenção do património genético destas nossas raças autóctones, para a gestão da paisagem e eliminação de matéria combustível, prevenindo incêndios rurais, bem como para a fixação de pessoas em territórios desfavorecidos e que geram e retêm valor nestas áreas, sob a forma de produtos alimentares de elevado valor e que são eles também parte do nosso património histórico e cultural”.

Fonte: Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *