Japão vai descarregar águas de Fukushima no Oceano
Written by Madalena Lourenco on 15 de Abril, 2021
A notícia está a gerar polémica no mundo Ocidental.
O governo japonês decidiu que a água armazenada na central nuclear de Fukushima será descarregada no Oceano Pacífico.
Contudo, estas águas serão tratadas primeiro, de forma a remover a maior parte dos elementos radioativos, informou o Japão.
A controversa medida visa resolver a acumulação de água radioativa na instalação nuclear, um dos problemas mais urgentes no complexo processo de desativação da central [que saiu danificada do terramoto e tsunami de março de 2011].
Como tal, a libertação controlada das águas da fábrica para o mar foi a medida que as autoridades japonesas acharam mais viável.
A decisão tinha sido adiada devido à oposição do governo de Fukushima e das associações de pescadores locais, que acreditam que o derrame poderia prejudicar ainda mais as suas atividades económicas.
As autoridades japonesas consideram, no entanto, que o derrame não irá gerar qualquer risco para a saúde humana porque os níveis de trítio libertados no mar ficarão abaixo das normas sanitárias nacionais.
Isto porque a instalação de Fukushima Daiichi tem um sistema de processamento de água, que remove a maioria dos materiais radioativos considerados perigosos. Contudo, o trítio constitui uma exceção, uma vez que não é possível eliminá-lo.
O governo japonês defende, ainda, que esta é uma prática comum na indústria nuclear de outros países.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: RTP.
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: