Current track

Title

Artist


Papa Francisco: “Precisamos de uma distribuição solidária de vacinas justamente financiada”

Written by on 8 de Abril, 2021

Esta quinta-feira, o Papa Francisco, numa carta enviada ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional, pediu uma vacinação solidária em que não prevaleça a lei do mercado.

Na carta em questão, o Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano escreveu que “precisamos de uma distribuição solidária de vacinas justamente financiada, pois não podemos permitir que a lei do mercado prevaleça sobre a lei do amor e da saúde de todos”.

Papa Francisco fez um “apelo aos líderes governamentais, empresas e organizações internacionais para trabalharem juntos no fornecimento de vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis e necessitados”.

Uma vez que a pandemia “nos lembrou mais uma vez que ninguém é salvo sozinho”, o Papa frisou a importância de haver um “espírito de solidariedade global” que exige “uma redução significativa do peso da dívida das nações mais pobres, que foi exacerbada pela pandemia“.

De acordo com o Agência Lusa, Francisco afirmou acreditar que este “gesto profundamente humano” pode “ajudar as pessoas a desenvolver-se, a ter acesso a vacinas, saúde, educação e empregos”.

“A noção de recuperação não se pode contentar em voltar a um modelo desigual e insustentável de vida económica e social, onde uma pequena minoria da população mundial detém metade da sua riqueza”, disse.

É ainda desejo do Papa Francisco que estes dias de encontros (a propósito das reuniões de primavera), gerem “soluções sábias para um futuro mais inclusivo e sustentável” e que “as finanças estejam ao serviço do bem comum”.

Fonte: Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *