Current track

Title

Artist


“Não quero morrer, quero viver!”: O apelo de uma jovem portuguesa que se tornou viral

Written by on 5 de Março, 2021

Constança Braddell sofre de Fibrose Quística e conta estar a morrer, por não ter tratamento em Portugal.

O apelo da jovem portuguesa foi publicado há, apenas, 12 horas mas rapidamente chegou a milhões de internauta portugueses.

Constança Braddell recorreu à sua página de Instagram para partilhar a sua história.

“NÃO QUERO MORRER, QUERO VIVER!!! Nunca pensei chegar ao ponto de ter de escrever sobre a iminência da minha morte. Sobre esta doença que me assombra há 24 anos: Fibrose Quística. Já ouviram falar? Sorte a vossa, azar o meu que nasci e resido num país onde a Fibrose Quística tem pouca ou nenhuma expressão e daí o tratamento que me poderá salvar a vida me estar a ser negado.”

Na partilha, a jovem conta que, ainda que tenha sido diagnosticada anteriormente, só em setembro de 2020 é que a doença começou a interferir na sua vida e na sua saúde.

“Desde Setembro de 2020, a minha vida mudou drasticamente. Tenho vindo a morrer lentamente. Perdi 13kg no espaço de 3 meses e estou ligada a oxigénio 24/7, e a um ventilador não invasivo para dormir porque é a única maneira de eu conseguir continuar a respirar. Uma simples ida à casa de banho parece impossível. Uma simples chamada ao telefone deixa-me exausta. Tenho experienciado ver a minha vida a terminar lentamente”.

Mas o problema da jovem tem solução: “Kaftrio/Trikafta é um medicamento “LIFE CHANGING”, o único que me pode salvar“. Este medicamento, ainda que não seja a cura, ajuda a prolongar a vida de um paciente com Fibrose Quística.

Mas o Kaftrio não está disponível em Portugal e “o INFARMED está ciente da eficácia deste medicamento e continua em negociações intermináveis para aprovação do financiamento do mesmo”.

Ao partilhar a sua história, Constança espera chegar a quem de direito e alertar para a existência desta doença, que “mata” aos poucos os seus hospedeiros, para que o medicamento se torne viável no nosso país.

Este emocionante testemunho está a ser partilhado por milhares de pessoas e conta, já, com o apoio de figuras públicas, como: Maria Cerqueira Gomes, Jessica Athayde, Agir, Angie Costa, Bárbara Bandeira ou Débora Monteiro, entre muitas outras.

À data desta publicação, já foi entregue à Assembleia da República uma petição com o título “Acesso Imediato ao Kaftrio para pacientes com Fibrose Quística em Portugal”. Para tal contribuíram as 22.652 assinaturas de portugueses.

Vê aqui o relato emocionante.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *