Current track

Title

Artist


Associação ambientalista Zero insiste para o fim de veículos movidos a combustíveis fósseis

Written by on 2 de Março, 2021

Esta terça-feira, no parlamento, a associação ambientalista Zero, no âmbito da discussão da futura Lei de Bases do Clima, defendeu que, na próxima década, se acabe com a venda de veículos com motor a combustão.

Francisco Ferreira, presidente da Zero, referiu que “qualquer veículo com motor a combustão, seja a gasolina, gasóleo ou os híbridos, devem deixar de ser vendidos, porque é indicativo que o setor, a partir deste ano, vai ser responsável pela emissão de gases de efeito estufa”.

O presidente defendeu também que se devem acabar com os subsídios para os combustíveis fósseis, bem como nas compensações pelas emissões de efeito estufa, para que seja possível atingir neutralidade climática.

Uma das propostas apresentadas pela Zero, para a futura Lei de Bases do Clima, consiste na redução de 60% das emissões para 2030.

De acordo com a Zero, a Lei de Bases do Clima e as respetivas políticas ambientais “devem ser firmemente apoiadas na ciência” e sustentadas no princípio do ‘poluidor-pagador’, pelo que torna-se “fundamental a aplicação de uma taxa de carbono”.

Para que seja possível alcançar-se uma neutralidade climática e não só carbónica, a associação defendeu que as políticas devem considerar que é importante reduzir as emissões de dióxido de carbono e também de todos os outros gases com efeito estufa.

“Não há, nem vai haver vacina para o clima, por isso é preciso apostar na prevenção”, disse Francisco Ferreira.

A realização de “orçamentos de carbono” de cinco em cinco anos, com a existência de uma Assembleia Climática de Cidadãos, foi ainda defendida pela Zero.

No âmbito da discussão pública para a futura Lei de Bases do Clima, a associação, presidida por Francisco Ferreira, está a promover uma sessão para o dia 16, pelas 14h30.

Fonte: Agência Lusa / Fotografia: Reuters/Tobias Schwarz


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *