Current track

Title

Artist


Grupo de voluntários uniu-se para levar refeições ao Hospital de Leiria todos os dias

Written by on 26 de Fevereiro, 2021

As refeições destinam-se aos profissionais de saúde dos serviços Covid-19 do Hospital de Santo André, em Leiria.

Um grupo de voluntários uniu-se e, todos os dias, confeciona refeições que são entregues aos profissionais de saúde do Hospital de Santo André, em Leiria.

Tudo começou com a página de Facebook, “Leiria Consumo Responsável” que, ao angariar voluntários nesta altura difícil, conseguiu levar mais conforto aos profissionais de saúde que combatem, diariamente, a Covid-19 naquela unidade hospitalar.

Um dos administradores da página, Cristiano Carter, conta que a grande adesão de voluntários permitiu criar este serviço em que, diariamente, são preparadas refeições para aqueles profissionais.

“A ideia deste projeto foi da minha irmã, que se lembrou de fazer uma refeição, já que estava em casa. Comecei a pensar, ora, se cada um de nós fizer uma refeição conseguimos garantir para todos os dias”.

Cristiano Carter lançou o desafio na página do grupo e, numa semana, de 100 colaboradores, passaram a um número de 400 a 500 voluntários.

“Há quem não tenha tempo para cozinhar, mas oferece os ingredientes ou comparticipa com dinheiro. São quatro serviços no hospital, com cerca de 20 profissionais, o objetivo é conseguir entregar refeições todos os dias, pelo menos, num serviço”.

Em declarações à Agência Lusa, conta que “há dias” em que é possível entregar cerca de 40 a 50 refeições e que se torna, até, possível alcançar profissionais de outros serviços daquele Hospital.

O jovem relata que a primeira refeição do projeto foi entregue pela sua namorada e que “os olhos dos profissionais de saúde ficaram vermelhos, emocionados com o gesto“.

O projeto conta já com um mês de existência e cada vez a afluência de voluntários é maior, estando também integrados alguns restaurantes da região.

Se as refeições deixarem de ser necessárias no hospital de Leiria, o jovem conta que o grupo se possa mobilizar para colaborar com associações na entrega de refeições.

“O projeto poderia ser replicado noutros pontos do país. Continuamos a ver as dificuldades que ainda existem em Lisboa e Porto e não custa nada fazer refeições para 20 pessoas de vez em quando”.

Fonte: Notícias ao Minuto | [Imagem] HealthNews.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *