Current track

Title

Artist


Segunda equipa de ajuda alemã chegou hoje a Portugal e continua a ser “importante”

Written by on 23 de Fevereiro, 2021

O secretário de Estado da Saúde recebeu hoje a segunda equipa de profissionais de saúde militares alemães.

O secretário de Estado da Saúde recebeu, hoje, a segunda equipa de profissionais de saúde militares alemães.

Ainda que a situação pandémica esteja a evoluir de forma positiva em Portugal, Diogo Serra Lopes sublinha que esta ajuda continua a ser importante.

“É com um enorme agradecimento que recebemos esta segunda equipa, que vem substituir a primeira. O contributo que deram numa altura extraordinariamente difícil foi muito importante para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e estou certo que esta segunda equipa também dará um excelente contributo”.

Diogo Serras Lopes explica que, apesar da redução do número de novos casos de infeção por Covid-19 nos últimos dias, a pressão sobre os hospitais mantém-se elevada.

Também Catarina Sarmento e Castro [secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes] deixou uma mensagem de agradecimento às equipas alemãs, sublinhando o gesto de solidariedade.

“Esta é uma crise que a todos nos toca e Portugal, que tem ele mesmo grande tradição de solidariedade para com outros países, reconhece penhoradamente o esforço e o gesto destes militares alemães”.

A equipa que chegou hoje a Portugal vai substituir a que está há cerca de três semanas a apoiar o Hospital da Luz, por ter sido a unidade que poderia receber mais rapidamente aquela ajuda.

Esta segunda equipa vai estar em Portugal também durante três semanas, sendo depois substituída por uma terceira, confirmou o embaixador da Alemanha em Lisboa.

Independentemente da evolução da situação epidemiológica em Portugal, o embaixador Martin Ney considera que “a equipa médica alemã vai continuar a trabalhar lado a lado com os médicos portugueses para salvar vidas, como tem sido conseguido com sucesso nas últimas três semanas“.

Quando questionado sobre os custos da operação, Martin Ney disse apenas que “os custos deste esforço são elevados, mas quando respeita à solidariedade europeia não são importantes“.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.

As equipas são constituídas por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos. Os equipamentos trazidos pela primeira [40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares] vão permanecer no Hospital da Luz com a chegada da nova equipa.

Fonte: Notícias ao Minuto.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *