Current track

Title

Artist


Ataque racista interrompe sessão online do Liceu Camões

Written by on 23 de Fevereiro, 2021

A sessão, sobre “Influência da Escravatura no Sistema – Racismo Institucional”, foi interrompida por um grupo de pessoas que invadiu a reunião com desenhos, fotografias e injúrias de teor racista.

A Escola Secundária de Camões informou, esta terça-feira, que teve conhecimento da ocorrência de uma intervenção racista, por parte de um grupo anónimo, durante uma sessão online organizada por aquela Associação de Estudantes.

Em comunicado, o liceu conta que o ataque ocorreu na passada quinta-feira, durante um debate sobre o tema “Influência da Escravatura no Sistema – Racismo Institucional”.

“Um grupo de pessoas, de identidade desconhecida, interrompeu, com desenhos, fotografias e injúrias de teor racista, a sessão online”.

Segundo a escola, na sequência do incidente, já foi apresentada queixa ao Ministério Público, “no âmbito do Cibercrime, contra um ato de Discriminação e incitamento ao ódio e à violência, conforme previsto no Artigo 240º, nº 2, al. b), do Código Penal“.

Ainda assim, a direção do liceu garante que já se encontra “a discutir e a ponderar” possíveis estratégias para “prevenir e evitar a entrada de pessoas estranhas com ações intencionais de discriminação, nas suas várias vertentes“.

“Estes atos não podem ficar impunes! É a nossa liberdade que está em causa”.

O ataque durante o debate virtual foi protagonizado por mais do que uma pessoa e contou com a partilha de imagens de suásticas e de pessoas negras violentadas no ecrã, enquanto se ouviam vozes em inglês a dizer: “preto volta para África“, “preto cala-te” ou a imitar o som de macacos.

Fonte: Notícias ao Minuto.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *