Isolamento profilático reduzido a 10 dias em caso de teste negativo
Written by Madalena Lourenco on 12 de Fevereiro, 2021
Um teste negativo ao 10º dia dita o fim do isolamento profilático a contactos de alto risco.
Uma nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) estabelece a realização de um teste ao 10.º dia para os contactos de alto risco em isolamento profilático.
Se o resultado for negativo, acaba a o período de isolamento profilático. Contudo, há exceções e situações em que a avaliação é feita caso a caso.
Na nova norma, intitulada “Covid-19: Rastreio de Contactos”, atualizada na última quinta-feira, mantém-se que “o fim do isolamento profilático corresponde ao 14.º dia após a data da última exposição de alto risco ao caso confirmado“. Porém, a autoridade de saúde introduz uma alteração que permite antecipar o fim daquele período.
A norma estabelece que todos os contactos de alto risco devem realizar teste laboratorial para o SARS-CoV-2 até ao quinto dia após a última data de exposição ao caso confirmado.
Se o resultado for negativo e permanecerem assintomáticos realizam novo teste ao 10º dia após a última exposição de alto risco. Se este último teste também der negativo, acaba o isolamento profilático.
Porém, há situações em que o “o fim antecipado do isolamento profilático carece de avaliação caso a caso“.
É o caso dos contactos que pertencem a contextos de risco, nomeadamente Estruturas Residenciais para Idosos, Unidades de Cuidados Continuados Integrados e outras respostas dedicadas a pessoas idosas.
São também considerados contextos de risco, e merecedores de avaliação caso a caso, as instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, as escolas, os contextos laborais, os estabelecimentos prisionais, as instituições de acolhimento para populações migrantes e refugiados.
Também os contactos com risco elevado de transmissão a pessoas com condições associadas a evolução para Covid-19 grave, como por exemplo, cuidadores informais, estão sujeitos a avaliação caso a caso pelas autoridades de saúde.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Jornal de Notícias.
Pingback:
Pingback:
Pingback: