Reino Unido: expulsos espiões chineses que se faziam passar por jornalistas
Written by Catarina Roque on 5 de Fevereiro, 2021
Segundo o diário britânico ‘Daily Telegraph’, três espiões chineses que se faziam passar por jornalistas e que viviam há alguns meses no país foram expulsos.
Os espiões diziam estar a trabalhar como “jornalistas para várias agências de notícias chinesas”, mas, na verdade, estavam ao serviço do Ministério de Segurança do Estado, revelou fonte do Governo.
“A identidade real deles foi descoberta pelo MI5, serviços de segurança interna britânicos, pelo que foram expulsos do país”, detalhou.
Devido, principalmente, à imposição de uma lei de segurança nacional em Hong kong e outras políticas progressivas em Xinjiang, que foram criticadas por Londres, a relação entre a China e o Reino Unido está a atravessar um período de grande tensão.
Para além deste episódio, o Reino Unido também já baniu o grupo chinês Huawei das suas instalações de telecomunicações, pois estavam preocupados com a segurança interna.
Ainda esta quinta-feira, o regulador da imprensa britânico tomou a decisão de anular a licença de transmissão da CGTN, argumentando que o canal de notícias público da China é controlado pelo Partido Comunista Chinês, informação importante e que foi omitida quando foi realizado o pedido de licenciamento.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Agência Lusa
Pingback:
Pingback: