Alterações na boca, mãos e pés podem ser sintomas da Covid-19
Written by Madalena Lourenco on 27 de Janeiro, 2021
Investigadores sugerem que os profissionais de saúde examinem as cavidades orais, mãos e pés de pacientes com suspeita da doença.
Uma equipa de investigadores do Hospital de La Paz, em Madrid, identificou aqueles que podem ser tidos como novos sintomas da Covid-19.
Recentemente, especialistas alertaram para a “língua Covid” como um novo sinal de que se está infetado com o novo coronavírus.
Agora, este novo estudo espanhol identifica mais características deste sintoma e acrescenta “alterações nos pés e nas mãos“.
O estudo, apresentado esta terça-feira, contou com um universo de 666 pacientes, observados em abril de 2020.
25% dos infetados tinham inflamação, inchaço e úlceras na língua. Além destas alterações, quase 40% desses pacientes apresentaram vermelhidão, sensação de queimadura e urticária nas palmas das mãos e solas dos pés.
Ao todo, 45,7% dos doentes observados tiveram alterações nas línguas, mãos ou pés.
A alteração mais comum foi a papilite lingual transitória, que é a inflamação das papilas ou pequenas saliências na superfície da língua.


Relativamente aos pés e mãos, a condição mais comum era a descamação difusa, que é uma descamação generalizada da pele.
Desta forma, a equipa de investigadores sugere que os profissionais de saúde devem começar a examinar as cavidades orais, mãos e pés de casos suspeitos de infeção, a fim de os diagnosticar mais rapidamente.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Correio da Manhã.
Pingback:
Pingback: