Current track

Title

Artist


Vídeo. Reportagem da TVI “Amor no cromossoma 21” comove os portugueses

Written by on 20 de Janeiro, 2021

A história do casal de jovens portadores de deficiência está a tornar-se viral.

Esta quarta-feira, o “Dois às 10” emitiu a peça “Amor no cromossoma 21”, cujos protagonistas são Carolina e João, dois namorados com Síndrome de Down.

Na tentativa de sensibilizar os espectadores no combate ao preconceito, o programa das manhãs da TVI expõe a realidade de um casal que coloca os sentimentos e as emoções acima de qualquer obstáculo.

A reportagem comoveu Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos e, logo em seguida, os espectadores que através das redes sociais fizeram questão de reconhecer o bonito trabalho da estação na luta contra o preconceito.

Nem a diretora de Ficção e Entretenimento do canal ficou indiferente a, segundo a própria, “talvez das definições mais bonitas que ouvi (de amor)”.

Cristina Ferreira fez uso da sua página de instagram para publicar a reportagem que já conta com mais de 30 000 visualizações:

De acordo com a CUF, em 2018, cerca de 15 mil pessoas em Portugal eram portadores de Síndrome de Down (ou Trissomia 21).

Segundo a rede hospitalar privada,”estima-se que todos os anos nasçam entre 100 a 120 crianças com esta anomalia cromossómica, o que corresponde, aproximadamente, a “um em cada 700 bebés”.

Estes números são contestados por diversas associações ligadas à pessoa com deficiência, alegando que existem muitos mais casos em território nacional.


Reader's opinions