Current track

Title

Artist


Luxemburgo está disposto a receber pacientes Covid-19 de Portugal

Written by on 20 de Janeiro, 2021

Se for feito um pedido nesse sentido, o Governo do Luxemburgo está disposto a avançar.

Se o Governo português pedir, o Luxemburgo está disposto a receber pacientes com Covid-19 vindos de Portugal.

A garantia foi dada, esta terça-feira, pela ministra da Saúde luxemburguesa, Paulette Lenert, em resposta a uma questão dos deputados Sven Clement e Marc Goergen, do Partido Pirata.

Tendo em conta a situação sanitária difícil que se vive em Portugal e o facto de o Luxemburgo estar a atravessar uma fase menos tensa, os deputados queriam saber se o Governo de Xavier Bettel tenciona propor o acolhimento de pacientes oriundos de Portugal.

A pergunta surge devido aos “laços muito profundos que unem cidadãos portugueses e luxemburgueses” e que deverão ser preservados, na opinião dos deputados do parlamento.

Na resposta a ministra da Saúde mostra-se aberta a essa possibilidade, frisando que, se for feito um pedido nesse sentido, o Governo está disposto a avançar.

Quanto ao eventual número de pacientes que poderiam ser transferidos para as unidades hospitalares luxemburguesas, Lenert sublinha que essa é uma questão que teria de ser definida em concertação com os diferentes hospitais e em função das suas capacidades.

Relembre-se que o Luxemburgo registou, nas últimas semanas, uma diminuição do número diários de infeções pelo novo coronavírus, o que tem permitido aos hospitais parar para “respirar”.

Fonte: Contacto.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *