Current track

Title

Artist


Torres Vedras precisa de voluntários para ajudar no combate à pandemia

Written by on 18 de Janeiro, 2021

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras estão a reforçar a Base Local de Voluntariado para atuar na resposta à pandemia de COVID-19.

Segundo a Câmara Municipal de Torres Vedras, desde do início da pandemia em março de 2020, já se inscreveram 364 voluntários, “sendo que 30 dos inscritos demonstraram disponibilidade imediata para colaborar com as instituições”.

Mas com o aumento do número de casos de covid-19, com o concelho a ultrapassar o mil casos ativos, com um surto de covid-19 no Hospital com mais de 100 infetados e quatro lares do concelho com cluster’s de casos de COVID-19, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras estão a pedir mais voluntários.

No sábado, a Proteção Civil Municipal pediu voluntários para reforçar as brigadas de intervenção rápida (BIR) da Segurança Social, que são insuficientes para dar resposta aos lares do concelho.

“Devido ao elevado número de casos positivos, a Câmara Municipal apela à população e aos funcionários municipais que possam colaborar em algumas tarefas nestes lares”, afirmou à agência Lusa Marta Rodrigues, responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Dada a situação “preocupante” em todo o país e como “as BIR não são ilimitadas”, a técnica prevê que não possa haver o reforço das BIR, motivo pelo qual foi lançada uma bolsa de voluntários.

As BIR destacadas para o concelho são compostas por 20 elementos, mas “não são suficientes para da resposta às necessidades”.

Marta Rodrigues disse que, com a ajuda das BIR, “as instituições têm conseguido assegurar as tarefas”, mas alertou que está a haver “sobrecarga horária dos seus funcionários” e que estas têm também de gerir as folgas dos que ainda se encontram ao serviço.

As funções a desempenhar pelos voluntários serão desde a limpeza e desinfeção, apoio ao serviço de lavandaria e no cuidado direto aos utentes, nomeadamente com a distribuição de refeições e promoção do conforto no momento do levante e do deitar.

“É de destacar a necessidade urgente do apoio de voluntários no Lar N. S. do Carmo (em Ordasqueira, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães), Casa de Repouso Enseada da Harmonia (em Casal Barreirinha, na freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira) e no Lar Barro Senior Residence (no Barro, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães)”.

Caso esteja interessado em integrar esta base inscreva-se em tvedras.pt/covid19-voluntariado

Para mais informações, entre em contacto através do e-mail [email protected] ou do número de telemóvel 910688112.

Fonte: Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *