Torres Vedras está no centro das atenções…pelos piores motivos
Written by Francisco Malhado on 18 de Janeiro, 2021
Surtos, aumento de casos e o horror vivido à porta do hospital.
Há cerca de uma semana que o concelho de Torres Vedras é “manchete de jornal” nos mais variados órgãos de comunicação social a nível nacional.
Se numa fase inicial da pandemia, a região conseguiu garantir o controlo relativo de contágio da covid-19, o agravamento da doença em todo o país não foi excepção na cidade do Oeste e nalguns casos, até pior que o panorama geral.
A situação caótica no Hospital de Torres Vedras dada a falta de condições para receber tantos infetados do vírus tornou-se no centro das atenções.
Vídeos partilhados nas redes sociais mostraram a fila de espera de cerca de 11 ambulâncias para a urgência Covid-19 de Torres Vedras.
Segundo a adminsitradora do Centro Hospitalar do Oeste, “a situação é mais preocupante por causa do surto ativo [com um total de 157 casos confirmados] dentro da unidade, motivo pelo qual as equipas estão mais reduzidas, e por ser uma região com um número elevado de camas de lar“.
O surto no Hospital de Torres Vedras, que atingiu em poucos dias os 102 casos ativos, veio agravar ainda mais a situação.
Mas também os surtos nos diversos estabelecimentos nas localidades torrienses foram alvo de escrutínio e foco.
O surto no Lar de Nossa Senhora do Carmo, em Ordasqueira, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães no qual foram identificados 79 casos ativos, dos quais 61 eram utentes e 18 funcionários, sendo que todos os 70 utentes e 37 funcionários foram testados.
E ainda um surto com 50 infetados que foi detetado no Lar Barro Sénior Residence, sendo que este seria o quarto surto ativo em lares no concelho, não esquecendo o de Nossa Senhora do Carmo, o do S.José e o do Vida Maior.
Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras anunciou o cancelamento oficial de todas as atividades relacionadas com o Carnaval, após ter publicamente defendido o fecho de alguns pólos escolares, consoante o ano de ensino.
A semana começou ainda com o arranque do protesto ” Beleza sem Mãos” relativo às medidas de restrição no setor da estética, manifestação à qual aderiram salões de beleza da cidade.
Mas será que nos últimos dias não aconteceu mais nada? Ora, vejamos!
A Câmara Municipal de Torres Vedras garantiu um reforço no apoio à restauração.
O ato eleitoral “correu bem”, afirma a maior parte de todos aqueles que preferiram utilizar a aplicação do voto antecipado na ExpoTorres.
Quanto ao Hospital, o mesmo organismo anuncia a nova enfermaria destacada apenas para casos de covid-19.
O município apela ainda à inscrição e participação de mais voluntários nos lares e no combate à pandemia.
Há sempre mais…para além do que se vê e se ouve.
Pingback:
Pingback: