Current track

Title

Artist


Portugal é o país do mundo com mais novos casos por milhão de habitantes

Written by on 18 de Janeiro, 2021

Devido ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal, o Governo poderá endurecer as medidas do confinamento esta segunda-feira.

Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, Portugal é o país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes, ultrapassando assim outros países que têm sido mais afetados pela pandemia.

Depois de Portugal, o Líbano é o segundo país do mundo a registar maior número de novos casos diários em relação à população.

A seguir ao Líbano está Espanha, depois o Reino Unido, que ocupada o quarto lugar. Seguem-se a República Checa, a Eslovénia, os EUA, a Irlanda, Israel, Letónia e Chipre.

Relativamente ao número de mortes diárias, Portugal é o quarto pior país do mundo por milhão de habitantes (15,9), posicionando-se atrás do Reino Unido (18,93), da Eslováquia (18,68) e da República Checa (16,15).

No domingo passado, dia 17, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou o quinto dia consecutivo com mais de 10 mil casos de infeção e mais de 134 mil casos ativos.

As medidas do novo confinamento geral deverão durar um mês e António Costa admitiu que na segunda quinzena as restrições tanto podem ser aligeiradas como agravadas, dependentemente da situação epidemiológica.

O mais provável é que as medidas apertem. Esta segunda-feira, dia 18, o Governo reúne-se em sede de Conselho de Ministros extraordinário para fazer um balanço dos primeiros dias do confinamento e estabelecer outras medidas de combate à pandemia.

No domingo, Marcelo Rebelo de Sousa alertou para o facto de a situação ser “muito crítica” e considerou que o confinamento não está a ser levado a sério, pelo que admitiu um agravamento de medidas, que apoiará, se for essa a decisão tomada pelo Governo.

Fonte: Notícias ao Minuto / Fotografia: Tiago Petinga


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *