Já 1,8 milhões de portugueses desinstalaram a StayAway Covid
Written by Diogo Rodrigues on 15 de Janeiro, 2021
As desistências da aplicação de rastreio de contactos continuam a de crescer.
Passados cinco meses, do lançamento da app Stayaway Covid, ao dia de hoje ouve-se falar relativamente pouco sobre esta aplicação que, em setembro, foi considerada uma “ferramenta essencial no combate à pandemia“, como chegaram a ser outras aplicações de rastreio de contactos noutros países, como a China.
No entanto, os números contam outra história, pois a verdade é que quase 1,8 milhões de pessoas já desinstalou da StayAway Covid, o que equivale a cerca de 60% dos que a instalaram.
Depois de atingir um pico de utilizadores ativos em outubro, quando se colocou a hipótese de tornar o seu uso obrigatório, os utilizadores começaram a descer e em janeiro apenas 39% das quase três milhões de pessoas que a instalaram é que mantêm o seu uso.
Segundo o Público, na razão destas desistências parece estar a percepção de que é preciso preencher códigos e registos, todavia, muitos infectados com Covid-19 ou até profissionais de saúde não chegam a utilizar estes mesmos códigos, visto que em cinco meses, terão sido usados e criados apenas 2.708 códigos.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: NiT