Comissões de entregas ao domicílio limitadas a 20%
Written by Diogo Rodrigues on 15 de Janeiro, 2021
O Governo decidiu fixar um limite e a Deco Proteste aplaude a medida.
Os empresários da restauração, manifestaram-se contra as comissões das plataformas de entregas ao domicílio, como a Glovo e a UberEats, onde podiam chegar aos 35% de taxa de entrega.
Por conseguinte, o Governo decidiu fixar um limite: 20%. Essa medida teve o apoio da Deco Proteste, que diz que poderá ser “a única arma” contra a especulação. Contudo, a UberEats garante que vai prejudicar todos os que usam as aplicações.
A Deco Proteste, em novembro, apresentou uma denúncia à Autoridade da Concorrência contra as comissões cobradas pelas plataformas de entregas UberEats e Glovo, consequentemente, já reagiu à decisão do governo de limitá-las a 20% durante o novo confinamento geral:
Em regra, não somos favoráveis ao limite ou fixação administrativa dos preços, seja em que sector for, porque gostamos de acreditar que o mercado concorrencial funciona e isso acaba por trazer benefícios para todos, inclusive para os consumidores. Infelizmente, nem sempre é esse o caso, com alguns operadores económicos a decidirem o caminho mais fácil, que passa por um abuso do seu poder de mercado, forçando os outros a aceitarem condições mais desfavoráveis ou harmonizando preços e outros fatores.
Tito Rodrigues, responsável da associação de defesa do consumidor, explicou ainda que numa situação de confinamento geral como aquela que os portugueses estão a viver:
A fixação administrativa poderá ser a única arma contra um sistema que está estabelecido e que tem provado uma grande resistência ao cumprimento das mais basilares regras do direito concorrencial.
Em resposta, a UberEats protesta da decisão governamental. E numa nota enviada às redações, a multinacional defende que as limitações impostas irão forçá-la a alterar a forma como opera, prejudicando todos aqueles que usam a aplicação:
Estas medidas tornam o serviço menos acessível para os consumidores, o que limitará a procura dos restaurantes e consequentemente as oportunidades dos milhares de pessoas que fazem entregas com a nossa aplicação. Vamos agora analisar as alterações necessárias, procurando minimizar o impacto negativo que esta alteração terá para todos neste novo confinamento.
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Fonte: Expresso
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