Current track

Title

Artist


Já não vai precisar de andar sempre com a carta de condução e outros documentos

Written by on 13 de Janeiro, 2021

Desde que tenha telemóvel, os documentos podem ser apresentados através de uma app. Contudo, ainda não é completamente seguro.

Se for mandado parar pela polícia e não tiver os seus documentos consigo já não vai ser um problema, desde que tenha o seu telemóvel consigo.

Vai ser possível apresentar os seus documentos, como a carta de condução e o cartão de cidadão, através de uma aplicação.

Até agora, caso fosse mandado parar e não apresentasse na sua posse o cartão de cidadão, a carta de condução e outros documentos, como obriga o código da estrada, poderia ter uma multa de 300 euros, ou 150 euros se os apresentasse até oito dias depois da notificação.

Pode evitar tudo isto graças a uma aplicação criada pelo Governo para facilitar a apresentação deste tipo de documentos.

Trata-se da id.gov.pt, que está disponível desde 2019 para Android como para iOS, que permite aceder a qualquer documento de identificação ou outros que sejam emitidos por entidades públicas.

Devido às mais recentes alterações ao Código da Estrada, vai ser possível e legal apresentar às autoridades os documentos com a ajuda do telemóvel.

Segundo o “Dinheiro Vivo”, esta aplicação é valida para apresentar documentos como a carta de condução, carta verde, ficha de inspeção e registo de propriedade do carro.

Para poder ter vantagem desta nova forma de apresentar os documentos só precisa de descarregar a app e de ter a sua Chave Móvel Digital.

Vai conseguir ter acesso aos dados online ou offline, ver os dados em tempo real e descarregar os ficheiros em pdf ou utilizando um QR code.

Ainda assim, para que seja viável é preciso que as autoridades que o pararem tenham acesso a leitores dos documentos digitais.

Caso contrário, terá mesmo de ir a uma esquadra para apresentar os documentos.

Ou seja, apesar de ser possível apresentar os documentos de forma digital, é mais seguro continuar com os seus documentos.

Fonte: NiT.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *