Current track

Title

Artist


Frio e teletrabalho causam falhas de eletricidade

Written by on 9 de Janeiro, 2021

A EDP Distribuição justifica falhas devido ao trabalho remoto que contribui para alterar o padrão de consumo.

As temperaturas baixas da última semana têm causado problemas em todo o país, não só pelo frio mas pelo transtorno de ficar às ‘escuras’.

A EDP Distribuição confirmou ao Público que nos últimos dias “têm existido algumas interrupções no fornecimento regular de energia relacionadas com a descida abrupta das temperaturas”.

Fonte oficial da concessionária das redes de distribuição elétrica de alta tensão disse que “as redes de baixa tensão de zonas urbanas”.

As situações de interrupção “também poderão estar a ser potenciadas por uma alteração do padrão de consumo da energia elétrica, resultante do incremento do teletrabalho”, admitiu a empresa.

“Na sequência de um conjunto de dias particularmente frios, os consumos de gás natural e eletricidade em Portugal atingiram máximos tanto a nível de pico como de consumo diário”, acrescentou a empresa.

O mais recente pico de consumo de eletricidade foi atingido às 20h00 de dia 6 de Janeiro, com 9546 megawatts (MW), que ultrapassaram os 9403 MW registados a 11 de Janeiro de 2010, quando uma vaga de frio ártico que atingiu a Europa.

A EDP Distribuição garante que está “preparada para acomodar o aumento dos consumos previstos para esta altura do ano”.

Fonte: Público / Fotografia: Adelino Meireles


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *