Current track

Title

Artist


Foi hoje dado o pontapé de saída para a criação de um polo de saúde em Torres Vedras

Written by on 9 de Dezembro, 2020

A ON FM marcou presença na assinatura do protocolo de cooperação entre a CM Torres Vedras e o Politécnico de Leiria.

Decorreu, esta manhã, a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação para a criação de um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria em Torres Vedras.

A cerimónia decorreu no antigo edifício dos SMAS, na Rua Cândido dos Reis, em Torres Vedras.

Nela estiveram presentes o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.

A sessão teve início com o discurso do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, onde agradeceu a todos os envolvidos [neste projeto de parceria] pela cooperação e empreendedorismo.

Carlos Bernardes referiu a importância deste protocolo de cooperação para o território torriense, cujo objetivo é o de dotar Torres Vedras de conhecimento e o de atrair novos públicos, principalmente jovens estudantes.

Queremos que este seja um polo importante para a saúde“, frisou o presidente da CM Torres Vedras.

“Este é um sonho que procurávamos concretizar (…) Este projeto vai dar mais robustez ao território, para que este seja um território com mais futuro”.

Já Rui Pedrosa refere a importância do município de Torres Vedras apostar no Ensino Superior, já que este é um investimento que visa modernizar, educar e dinamizar a cidade.

“Estamos ao lado da Câmara Municipal de Torres Vedras para fazer acontecer este projeto”.

O presidente do Politécnico de Leiria aproveitou o momento para partilhar que este investimento, por parte do município de Torres Vedras, engloba também a transformação de dois espaços que funcionarão, de futuro, como residências estudantis.

Estas residências surgem para responder às necessidades de futuros alunos deste polo, bem como para atrair mais jovens e estudantes para a região.

Posteriormente, foi lido e assinado o protocolo de cooperação, por parte das entidades envolvidas.

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

A sessão terminou com o discurso do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que aproveitou a ocasião para refletir sobre a importância do Ensino Superior para a promoção de igualdade entre os jovens portugueses.

“O Ensino Superior é o caminho para a igualdade (…) E, portanto, este é o dinheiro mais bem gasto dos impostos dos portugueses”.

Em termos de oferta formativa, está previsto [no primeiro ano] este polo ter uma turma de mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica e os três cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) já em funcionamento no Núcleo de Formação do IPL em Torres Vedras.

Durante o próximo ano letivo, será proposta a criação das licenciaturas Ciências Biomédicas Laboratoriais e Podologia.

A criação de um polo de ensino superior na área da saúde em Torres Vedras, com formação ao nível de CTeSP e licenciaturas, mas também de mestrados, “pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atratividade do Concelho”.

Perspetivas para o futuro

Para o ano letivo de 2021/2022, o polo da Escola Superior de Saúde espera contar com uma maior oferta formativa.

Rui Pedrosa espera que, em Setembro de 2021, possam ver a oferta deste polo alargada, com a existência de outras licenciaturas, mestrados e, até, doutoramentos.

“Queremos que este seja um polo em pleno e que este seja um polo em grande dimensão (…) Vamos construir juntos um polo de referência, para que possamos ter o conhecimento ao serviço da sociedade”.

O polo da Escola Superior de Saúde deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo (2021/2022), no antigo edifício dos SMAS de Torres Vedras, que será adaptado para o efeito.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *