Current track

Title

Artist


Nem o confinamento travou a concentração de CO2 na atmosfera

Written by on 23 de Novembro, 2020

Foi a Organização Meteorológica Mundial que o revelou hoje.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) registou em 2019 um aumento considerável das emissões de CO2, que atingiu 410 partículas por milhão.

O ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a sua atividade económica.

“A descida das emissões relacionada com o confinamento representou apenas um pequeno ponto na curva de longo prazo, que devemos achatar de forma continuada”, afirmou o secretário geral da organização, Petteri Taalas.

De acordo com o boletim hoje divulgado, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais apenas diminuíram cerca de 17%.

A OMM considera muito difícil estimar a redução anual total das emissões em 2020, mas admite que possa estar entre 4,2 e 7,5%.

No entanto, essa redução de emissões não significará uma redução de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano, porque resultam de emissões acumuladas deste ano e dos anos anteriores.

A concentração de dióxido de carbono irá aumentar este ano mas a um ritmo ligeiramente menor, sem ultrapassar as flutuações habituais do ciclo do carbono observáveis de um ano para outro.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *