Current track

Title

Artist


Associação dos Amigos do Convento de Mafra lança campanha de donativos para a aquisição de uma pintura

Written by on 3 de Novembro, 2020

A campanha de angariação de donativos, até dia 4 de dezembro, destina-se à compra de uma pintura do século XVIII.

A pintura em questão, para o qual a Associação dos Amigos do Convento de Mafra lançaram uma campanha, retrata Maria Bárbara de Bragança, pintura do séc. XVIII.

A pintura a óleo sobre tela, do mestre italiano Jacopo Amiconi, encontra-se à venda numa leiloeira nacional pelo valor de 5 925 euros.

Uma vez que se encontra à venda, a associação decidiu lançar uma campanha. “Vamos regressar a infanta Maria Bárbara ao seu Palácio de Mafra”, justificando que o nascimento de Maria Bárbara de Bragança “poderá ter sido o pretexto para a construção do palácio, uma vez que o seu pai, D. João V, terá feito a promessa de edificar o convento em caso de ser pai”.

A primeira filha do rei João V, nascida a 4 de dezembro de 1711, foi Maria Bárbara, depois do bispo Nuno da Cunha pedir ao frade franciscano Frei António de S. José que dirigisse as suas orações a Deus para que concedesse um herdeiro a D. João V.

Reza a lenda que se o rei construísse um convento em Mafra, Deus dar-lhe-ia um sucessor. Concretizada a profecia, o rei lançou a primeira pedra no dia 17 de novembro de 1717.

A associação explicou ainda o palácio só possui uma pequena pintura, de menor qualidade, da infanta ainda jovem, reforçando assim a importância da aquisição do retrato, com a dimensão de 130 por 100 centímetros.

Depois de adquirida, a pintura irá ficar exposta na sala D. João V.

Fonte: Notícias ao Minuto.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *