11 de setembro: a data que mudou o mundo
Written by Francisco Malhado on 11 de Setembro, 2020
O dia que nunca ninguém esquecerá.
Apesar desta ser uma memória bem presente para a maior parte das pessoas que acompanharam esta tragédia naquele fatídica data, nunca é demais recordar, pois só assim poderemos perpetuar um dos momentos que marcam o ponto de viragem nas relações internacionais contemporâneas. “Recordar o passado é compreender o presente”.
A 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América e todo o mundo foram surpreendidos pelo embate dos aviões nas Torres Gémeas no complexo empresarial World Trade Center, na cidade de Nova Iorque.
Foi há 19 anos, que a ameaça do terrorismo se afirmou perante o Ocidente, com um ataque liderado por Osaba bin Laden.
Naquela manhã, a organização fundamentalista islâmica al-Qaeda orquestrou o sequestro de quatro aviões comerciais de passageiros, pois para além dos aviões direccionados às torres, ainda houve pessoas que estariam a bordo “com destino” ao Pentágono, provocando assim 3000 vítimas mortais.
“Há imagens que valem mais que mil palavras” e estas, apesar de poderem chocar a sensibilidade de alguns leitores, espelham o terror que se viveu ao redor dos mais populares arranha-céus de então.
Mais do que uma data, o 11 de setembro é hoje um marco no combate ao terrorismo a nível mundial.
Imagens de Jeff Christensen/ Mike Segar/ Brad Rickby/ Larry Downing/ Sara k. Schhwitter/ Peter Morgan/ Reuters/ Stringer/ Shannon Stapleton/ Ray Stubblebine
Elisabete On 11 de Setembro, 2020 at 12:51
Parabéns pela notícia Francisco.
Pingback:
Pingback:
Pingback: