Current track

Title

Artist


Antiga escola de Alfeiria convertida em residência artística

Written by on 4 de Setembro, 2020

A antiga Escola Primária de Alfeiria é agora uma residência artística no âmbito do projeto RAMA (Residências Artísticas Maceira Alfeiria).

Construída em 1981, a antiga escola primária foi adaptada para residência artística por iniciativa de três residentes na localidade de Alfeiria. A conversão pretende manter a utilização do espaço dedicado à formação e à partilha de conhecimento.

Este espaço tem agora capacidade para acolher três a quatro artistas, em simultâneo, com dois quartos individuais e um quarto de casal. Foram preservadas as instalações sanitárias, sala de convívio, com uma biblioteca de arte, e uma cozinha.

A RAMA – Residências Artísticas Maceira Alfeiria, conta também com um estúdio, a funcionar numa antiga adega, na Maceira, na freguesia de União das Freguesias de Dois Portos e Runa.

Destinada-se a artistas, investigadores e curadores nacionais e internacionais, e visa “desenvolver-se como centro de investigação avançada no campo das artes e do cruzamento com as ciências e a educação, procurando ideias para a sustentabilidade, a ecologia e o equilíbrio entre sistemas”, esclarece a Câmara Municipal de Torres Vedras.

A cerimónia de inauguração do espaço decorreu no dia 1 de setembro, em Alfeiria.

Esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões, Nuno Pinto, e de Paulo Brighenti, em representação da RAMA – Residências Artística Maceira Alfeiria


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *