“Big Brother” – já foram gastos mais de 20 mil euros em aviões
Written by Sofia Brás on 19 de Junho, 2020
Vinte anos depois, o “Big Brother” está de regresso à televisão portuguesa, e tal como a primeira edição, “Big Brother 2020” promete ficar para a história.
O “Big Brother 2020” é uma edição única, com um formato nunca antes visto. Teve ínicio no meio de uma pandemia, obrigando os concorrentes a permanecer em quarentena, participando através do “BB Zoom”.
Esta edição que juntou o leque de concorrentes mais diferenciados, desde uma ex-miss a um bombeiro, e até um pastor. É provável a edição que recebeu mais aviões de apoio até agora. Este pode ser um fator menos importante, mas a verdade é que é notório o quanto o reality show está a dar que falar entre os fãs dos concorrentes.
Desde que os concorrentes entraram na casa mais vigiada do país que a Ericeira passou a ser sobrevoada, quase diariamente, com mensagens de apoio. Por dia chegam a passar mais de quatro aviões.
Desde o início do programa, só o casal Pedro e Jéssica já recebeu mais de 14 aviões. O mesmo se pode dizer de Iury e Daniel Monteiro ou até mesmo de Soraia e Daniel Guerreiro.
Entre as mensagens de apoio, dicas sobre o jogo e os alertas, já existiu até um pedido de casamento. Noélia foi a concorrente surpreendida com a mensagem romântica do futuro marido.

De realçar que, à exceção de Angélica, já todos os concorrentes ainda em jogo receberam pelo menos um avião de apoio. A concorrente venezuelana ainda não teve oportunidade de festejar uma mensagem vinda pelos ares.
Até à data de publicação desta peça, realizada na sexta semana de programa, já sobrevoaram a casa do “Big Brother” pelo menos 71 aviões de apoio a concorrentes. Um número exorbitante, particularmente quando traduzido no valor gasto. Tendo em conta o valor médio praticado pelas empresas de aviação que realizam este serviço, concluímos que já foram gastos mais de 20 mil euros em mensagens de apoio.
O Notícias Ao Minuto falou com uma das empresas que realiza este serviço e que mais tem sido contactada pelos fãs, a Sevenair, e ficaram a saber, através de uma explicação de Alexandre Alvez, o CCO – Chief Commercial Officer da Sevenair, que os valores variam consoante o local e a tipologia de cada manga ou painel, revelando que “no caso da localização da casa do “Big Brother” os valores podem variar entre 300 e 1200 euros”.
A cor das mangas faz oscilar o preço destes serviços, pode variar entre preta ou vermelha, ou usando ambas na mesma mensagem, e alguns caracteres especiais como corações. Existe ainda a possibilidade de aumentar o tamanho da manga para inserir imagens e outro tipo de mensagem mais complexa.
Em relação a quem envia estes aviões, Alexandre conta: “Um pouco de tudo. Assistimos a famílias muito ativas no apoio dos seus familiares, mas também fãs que se organizam em grupos ou clubes e tentam demonstrar o seu apoio desta forma“.
Estas mensagens podem muitas vezes influenciar o rumo do jogo e até conter algumas dicas tendo em conta determinadas situações que acontecem dentro da casa.
O representante da Sevenair garante que: “Desde a 1.ª edição do Big Brother que temos feito estes serviços que causam sempre um impacto interessante em quem se encontra dentro da casa e em quem observa as mensagens. Neste momento ainda não é possível dizer que há um maior número de pedidos, até porque ainda falta algum tempo para o programa terminar. Sentimos acréscimos pontuais em algumas semanas, mas apenas no final poderemos dizer se houve ou não maior número de serviços prestados. Mas a continuar como temos estado nestas últimas duas semanas, sim, acredito que poderemos bater um recorde de passagens aéreas pela casa”.