DGS divulga novos procedimentos a adotar nos transportes públicos
Written by Redação on 20 de Maio, 2020
ADireção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta quarta-feira, uma orientação com novas recomendações direcionadas aos utilizadores de transportes públicos, como autocarros, metros, comboios e táxis. São alguns procedimentos que a população deve adotar, durante a pandemia
A utilização da máscara de proteção continua a ser obrigatória mas além disso, segundo o documento, os passageiros, “têm de seguir os circuitos adaptados, normas, medidas de segurança e de higiene recomendadas em cada meio de transporte”.
Além dos utilizadores continuarem a cumprir as regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos e do distanciamento físico, é acrescentado que os passageiros devem desinfetar as mãos “antes e depois” de estarem num transporte público, reduzindo “ao mínimo o contacto manual com as superfícies”.
Deve também ser evitada “a troca de bens com os motoristas” e “privilegiado o pagamento eletrónico e sem contacto direto”.
Janela aberta e passageiros com as mãos no colo nos táxis
Nos táxis e transportes individuais de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TDVE), os condutores devem “transportar os passageiros apenas nos bancos traseiros e evitar o contacto direto e próximo com os mesmos, mantendo a janela aberta para permitir a circulação do ar”.
Já os passageiros que utilizem este transporte devem “colocar os pertences próprios na bagageira de forma autónoma e independente, manter as mãos no colo durante a viagem e evitar o manuseamento e toque nas superfícies do interior do veículo”.
[Notícia em atualização]