Museus reabrem no Dia Internacional do Museu
Written by Cheyenne Domingues on 18 de Maio, 2020
Encerrados desde o passado dia 14 de março, os espaços museológicos, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte podem agora reabrir, no âmbito do programa de desconfinamento, aprovado pelo Governo no final de abril, com normas de higiene e segurança adaptadas à sua dimensão.
É obrigatório, como regra geral, o uso de máscaras, a higienização das mãos e dos espaços, mas existem ainda normais específicas destes espaços, como circuitos sinalizados, uma estimativa prévia da duração das visitas, e a limitação de uma pessoa por cada 20 metros quadrados, princípios apresentados pela secretária de Estado Adjunta e do Património, Ângela Ferreira, no parlamento, na semana passada.
Pagamentos com cartão, e a abolição de folhas de sala são outras das recomendações existentes, assim como o adiamento da abertura de serviços não essenciais, como os educativos.
É, ainda, dada “preferência à ventilação natural“, as casas de banho devem de ter “sabão azul e branco e água quente, além de dispensadores de álcool gel e de toalhetes de papel“, e “os objetos em exibição devem ser limpos apenas por conservadores ou profissionais da coleção, devidamente treinados”.
Esta segunda-feira celebra-se o Dia Internacional dos Museus, e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) mantém a tradição da entrada gratuita em museus, monumentos e palácios da sua tutela.
Na reabertura do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, será feita a apresentação da “casa” para futuro restauro dos Painéis de São Vicente, apresentada uma obra inédita de Domingos Sequeira, e inaugurada uma exposição temporária de Julião Sarmento, em Lisboa.
No Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC), também na capital, além das exposições já patentes, e que se mantêm – “Biografia do Traço. Coleção de Desenho (1836-1920)” e “Pedro Gomes. Encontro às Cegas” –, apresentar-se-á, no átrio da Rua Serpa Pinto, a nova mostra, “Nos Palcos da Paixão”, em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança, em torno da obra “Otelo e Desdémona”, do artista espanhol Muñoz Derain (1840-1924).
Esta obra faz parte da coleção do MNAC desde a sua fundação, em 1911, e apenas foi exposta pelo seu primeiro diretor, Carlos Reis, em 1913, numa mostra coletiva.
A Fundação Calouste Gulbenkian, por seu lado, irá reabrir a Coleção do Fundador – o Museu –, e retomar a exposição temporária “A Idade de Ouro do Mobiliário Francês”, seguindo as normas de limitação do número de visitantes.
Apresentará ainda um programa comemorativo online que inclui música, dança, performances, depoimentos, visitas fora de horas e conversas com artistas e responsáveis de museus nacionais e estrangeiros.
Quanto ao espaço Coleção Moderna, do museu, permanecerá de portas fechadas, antecipando o encerramento previsto para as obras de remodelação que vão ligar o edifício ao novo Jardim Gulbenkian.
Quanto ao Museu Coleção Berardo, reabre esta segunda-feira também com entradas gratuitas para a coleção e as exposições temporárias que, devido ao surto de Covid-19, não abriram ao público ou tiveram de ser prolongadas: “Obras Inéditas”, de Julian Opie, “Mutações. The Last Poet”, de Joana Escoval, e “Deeper Shades. Lisboa e Outras Cidades”, de Andreas H. Bitesnich.
Segundo o museu, irão ser seguidas as diretrizes da Direção-Geral de Saúde e as normas de saúde pública e de higiene.
Embora as portas do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) permaneçam encerradas para obras de remodelação, irá apresentar online, no canal do Youtube, o projeto “Nyege Nyege: Uma Nova Esperança”, primeiro capítulo do novo programa de música e som, intitulado “Terra Irada”, com curadoria de Pedro Gomes, que irá decorrer ao longo dos próximos meses.
Já o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, completa também cinco anos no Dia Internacional dos Museus, pelo que o programa de segunda-feira será duplamente especial . E também acontecerá online, com o festival All Aboard ! O Museu faz a festa em sua casa!, cujo cartaz é composto por «diferentes artistas e testemunhos de pessoas e entidades». O’Gajo, Tó Trips (Dead Combo), Discantus Projecto, Cais Sodré Funk Connection e Companhia Custom Circus contam-se entre o leque dos artistas que vão atuar nas redes sociais do museu a partir das 12h00.
Já o Museu da Farmácia vai inaugurar a exposição virtual Um Mundo de Máscaras, em parceria com mais quatro museus portugueses: o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia. A mostra vai poder ser visitada num site especificamente concebido para o efeito (www.ummundodemascaras.com), mas os museus envolvidos esperam que possa saltar dos ecrãs para um espaço físico até ao final deste ano.
Depois de dois meses encerrado por causa da pandemia, o Centro Cultural de Belém (CCB) volta com horário reduzido e apenas parte dos serviços. Sem esquecer o trabalho desenvolvido “online” nas últimas semanas – e que vai continuar-, o encontro com a arte passará a ser mais físico. Na Garagem Sul, com entrada livre, poderá assistir à exposição “O Mar é a Nossa Terra”. Para tornar a experiência mais completa, estará disponível um guia áudio através do telemóvel. A instituição aconselha os visitantes a levarem os seus próprios auriculares.
No Porto, todos os espaços de Serralves – o Museu de Arte Contemporânea, a Casa de Serralves e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira – vão reabrir também as portas, pelas 10h, e às 18h, e será inaugurada a exposição “Lourdes Castro: A Vida é como ela é!”.
A DGPC elaborou um manual para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores dos espaços, que seguem as “Medidas, Orientações e Recomendações – Património Cultural Regresso Seguro”, e colocou-o no seu sítio online para os espaços que tutela e como orientação para a Rede Portuguesa de Museus.
A DGPC convidou todos os membros desta rede a celebrar a data, sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, “em moldes diferentes dos habituais, nomeadamente através da partilha de visitas e exposições virtuais”.
Também hoje, 18 de maio, a entrada nos palácios nacionais de Sintra e Queluz será gratuita. Os visitantes vão poder contar com novos espaços para poder aproveitar o ar livre. Há ainda animação garantida ao longo de todo o dia.
O Palácio Nacional de Sintra vai contar com uma nova cafetaria de acesso livre. E, a partir de agora, a visita aos jardins passa a ser gratuita. Já o Palácio Nacional de Queluz terá uma nova cafetaria e esplanada com acesso livre.
10:54 – 18/05