Hospital de Campanha no Pavilhão do Sporting Clube de Torres vai ser desativado
Written by Joana Timóteo on 12 de Maio, 2020
Dois meses após a ativação do Plano Municipal de Emergência, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras fez hoje, 12 de maio, um balanço das medidas implementadas.
Os primeiros casos confirmados de covid-19 em Torres Vedras surgiram no dia 19 de março. Segundo o edil, o pico do surto da covid-19 no território torriense ocorreu no dia 19 de abril com 30 casos. Neste momento, Torres Vedras tem apenas um caso ativo da doença covid-19, na freguesia de Ponte do Rol.
“É um caso que está a decorrer o prazo dos 14 dias de confinamento e por isso, fazemos votos que a muito curto prazo possamos ter zero casos ativos”, afirmou Carlos Bernares, na conferência de imprensa desta tarde.
Uma das primeiras medidas de prevenção tomadas pela autarquia foi a instalação dos hospitais de campanha no concelho, um no pavilhão do Externato de Penafirme e um no Pavilhão do Sporting Clube de Torres, sendo que este último será desativado amanhã.
“Iremos desativar amanhã o hospital de campanha do Sporting Clube de Torres, de acordo com as recomendações do nosso delegado de saúde”, revelou Carlos Bernardes.
A Entidade Reguladora da Saúde está a notificar os municípios que construíram hospitais de campanha ou centros de rastreio de resposta à Covid-19 para que os inscrevam no Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados.
As taxas de registo variam em função da dimensão dos espaços e da quantidade de pessoal de saúde envolvido, mas têm um valor mínimo de mil euros e máximo de 50 mil.
Questionado se a Câmara Municipal de Torres Vedras tinha sido notificada sobre esta matéria, Carlos Bernardes disse “não ter nada a acrescentar e que a autarquia “não foi oficiada por qualquer entidade”.