Covid-19: Encerrados estabelecimentos e multados cidadãos devido a incumprimento de regras
Written by Joana Timóteo on 8 de Maio, 2020
Eduarto Cabrita, ministro da Administração Interna, anunciou os números relativos aos primeiros dias da situação de calamidade em Portugal.
Na tarde desta sexta-feira, Eduardo Cabrita declarou que foram “encerrados 177 estabelecimentos, que violaram regras sobre a permissão de abertura”, porque “tinham mais de 200 m2 ou estavam em conjuntos ou centros comerciais em que não era permitida a sua abertura”, e foram “igualmente suspensos 38 estabelecimentos que violam regras em regime de entrega para fora – take away“.
O uso de máscaras ou viseira tornou-se obrigatório desde dia 2 de maio nos transportes públicos e locais fechados. Quanto a este assunto, o ministro revelou que o “número [de incumprimentos] foi particularmente limitado”, havendo “apenas 42 situações de incumprimento pelo uso de máscara” e às quais foi aplicada a respetiva coima de 120 euros e “830 situações de incumprimento de uso de máscara em outros espaços fechados – como espaço comerciais, locais de atendimento ou serviços públicos”.
Com a aproximação do fim de semana, Eduardo Cabrita reforça: “A recomendação a todos os portugueses é que mantenham uma limitação da sua circulação”. Apesar de já não estarmos um quadro de Estado de Emergência, e de “as ações de verificação da circulação” terem agora “uma natureza distinta por parte das forças de segurança”, mantém-se o “dever cívico de recolhimento”.
As forças de segurança não estarão tão “focadas na circulação mas em situações que levem a ajuntamentos de dimensão superior ao que está admitido legalmente”. Neste sentido, no fim de semana, a circulação estará limitada “às atividades absolutamente essenciais”.
“Em articulação com as autarquias locais, não deixarão de ser encerrados acessos a zonas marginais, zonas próximas de áreas de lazer, sempre que tal seja necessário para garantir as regras de limitação da frequência desses locais”, assegurou o ministro.
08/05 – 19h52